sexta-feira, 18 de junho de 2010

Texto 11: O que mais te deixa pensativo? A pergunta ou a resposta?



Sabe quando alguém te faz aquela pergunta que parece que abalar estruturalmente todo o seu corpo? E quando você ouve aquela resposta que parece que o mundo caiu em cima de você?


É disso que quero falar hoje.
A vida vive nos pregando peças. Muitas das vezes, uma pergunta te leva a pensar minutos, horas, ou quem sabe até dias. O medo de responder aquilo se torna maior, pois você não sabe (ou sabe) as consequências que a resposta trará.


Imagine que seja uma pessoa que você não mais verá e existe apenas uma última pergunta a se fazer. Que pergunta seria? E que resposta você acha que ouviria?


Paramos no tempo, na maioria das vezes, por pensar demais no que fazer ou no que responder e até mesmo no que perguntar.


Eu parei na rua e perguntei pra algumas pessoas o que as deixavam mais pensativas: a pergunta ou a resposta? E uma dessas pessoas me intrigou bastante com essa resposta:


“Uma vez eu fiz a pior pergunta da minha vida e recebi outra pior pergunta como resposta: Porque você não some? Foi na hora de uma discussão, mas eu falei tão alto, que a pessoa parou na hora e me perguntou de volta ‘é isso mesmo que você quer’? Nós dois simplesmente paramos com a discussão. Eu não queria ter perguntado aquilo, pois doeu em mim...”


Pra ser sincero, é algo até que rotineira essas discussões de casais que, no calor do momento falam o que lhes vier na telha, mas analisem a situação: ela fez uma pergunta que o fez não ter reação de resposta, mas em contrapartida, a pessoa ao invés de responder, fez outra pergunta que também a atingiu em cheio, deixando os dois sem respostas.






Não se dá para diferenciar o que te deixa mais pensativo, pois depende da ocasião que a pergunta é formulada ou a resposta feita. Devemos apenas ser justos ao pensamento antes da pergunta. Procurar esfriar a cabeça. As discussões que não trazem nada construtivo, não nos levam a nenhum lugar bom.


Entretanto, não é só quando a cabeça está quente que as perguntas e respostas são difíceis. Isto acontece a todo o momento, seja na sua vida pessoal ou profissional. Sempre irá existir. São coisas que nos param, que parece nos destruir, como também parece que destruímos alguém.


Vamos pensar com mais calma no que falar. Por mais que possa machucar um alguém, é melhor fazer de tudo para amenizar, porque às vezes o sofrimento é opcional e vem junto com a dor, mas outras são como se o sofrimento fosse parte constante e inevitável da dor.

2 comentários:

  1. É verdade, devemos ponderar antes de falar porque podemos nos arrepender depois...fiquei muito feliz em ver que voltou a escrever no seu bolg amor, há um tempo atrás nem queria mais saber e agora vejo que voltou com tudo...sabe que te apoio sempre né anjo? te amo e parábens pelo texto

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela força de sempre, meu anjo. Realmente temos que pensar antes de tomar quaisquer que sejam as providências.

    ResponderExcluir