sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Rumores da Sexta-feira 13



Tem pessoas que acreditam que a sexta-feira 13 é um dia de azar, porque não é um "dia completo", baseado no 12 que traz como referência aos 12 apóstolos de Cristo. Já o 13 é considerado um dia ruim, pois foi em uma sexta-feira 13 que Jesus foi crucificado e que também havia 13 pessoas em sua última Ceia: ele e seus apóstolos. Outra história é sobre uma lenda mitológica sobre um jantar entre 12 deuses. Um 13º apareceu sem ser convidado e matou Balder, que era um deus nórdico favorito.
Por favor, não façam jantares de 13 pessoas...
A terceira e última das fortes lendas, é sobre Friga, deusa do amor. Reparem que é daí que vem o nome Friday, ou na época, Fridagr = sexta-feira.
Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em uma bruxa. Vingativa, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Ou seja, nunca jante em 13 pessoas, muito menos julgue alguém..





E há os dizem que este dia é um dia de sorte. Já na Índia, o 13 é considerado um número religioso. 13 estátuas de Buda são apresentadas no rituais Hindu. O lema da Federação norte-americana é: "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras e ainda mais: a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa.

A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de Cristo. Para se ter uma ideia, o Código de Hamurabi, criado 1700 a.C. vai até 282, mas a cláusula 13 foi excluída por superstições.

Enfim pessoal, são muitas as lendas urbanas e fatos veridícos sobre esse tema, mas na boa: eu nao acredito em nada disso. Tudo bem que nada acontece por acaso, mas achar que existe um dia onde a sorte ou o azar é maior... to fora! Nem em sorte e azar eu acredito!
Pior ouvir das pessoas de classe social baixa (ou no sentido mais vulgar da palavra, pobres), dizer que estão com azar em algo, ou que virão um gato preto, passaram por baixo da escada, ou quebraram espelho, sendo que sua própria condição de vida já diz por si mesmo o seu estado.

O louco, se fosse por isso, todo mundo que anda em shopping morreria de tanto azar por passar por debaixo das escadas rolantes.
O Tiririca não seria famoso só de se olhar no espelho toda manhã.
Ninguem poderia ter gato preto em casa e eles deveriam ser exterminados da face da Terra.








O único problema é que hoje minha chefe pegou um trabalho a mais por erro dos outros, mas eu continuo na minha. Sabe porquê? Porque ela acredita na sexta-feira 13.

Fazer o que né. Isso vai das crenças e dos loucos da vida.

Passar bem!



Fontes:
http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=4739 - A origem da sexta-feira 13

http://www.sexta-feira13.com/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sexta-Feira_13

3 comentários:

  1. Simplesmente máááraaaa!!!!

    Também não acredito em supertições e esta é somente mais uma que se iguala a todas as outras!!!

    Tenho até gato preto em casa e isso não influenciou em nada...nem para melhor ou pior!!!


    ResponderExcluir
  2. Flávio passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom
    Ass:Rodrigo Rocha

    ResponderExcluir