sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Religião Hindu - Avatares

Fiquei fascinado com a religião Hindu e a significância que eles dão ao termo reencarnação, quando um indiano veio trabalhar aqui na empresa onde trabalho, e em um belo dia, foi comentado sobre os costumes e comidas da India. O rapaz realmente me fascinou com o verdadeiro significado deles para Avatar, referente a religião Hindu.


Afinal, o que é um Avatar?


Avatar, segundo a religião Hindu, é uma manifestação corporal de um ser imortal, como até mesmo um Ser Supremo.

Os Não-Hindus usam o termo para definir como encarnações de divindades.



Visto nos filme, Avatar de James Cameron, o Avatar tem o papel de um seres chamados Na'vi que habitam o planeta Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três planetas gasosos fictícios que orbitam o sistema Alpha Centauri. Pesquisadores humanos criam o Programa Avatar, híbridos humano-Na'vi geneticamente modificados. Um humano que compartilhe material genético com um Avatar é mentalmente ligado e pode se conectar através de conexões neurais que permitem o controle do corpo do Avatar.













Já no filme The Last Airbender (O Último Mestre do Ar), era para se ter o nome de Avatar, assim como é nos mangás e desenhos da série, mas foi intitulado. São quatro nações unidas pelo destino quando a Nação do Fogo inicia uma guerra brutal com as outras. Um século se passou sem qualquer esperança em vista de uma mudança neste caminho de destruição, pois neste um século, o Avatar se revolta e desaparece. No fogo cruzado entre o combate e a coragem, Aang é o único que consegue manipular os quatro elementos. Descoberto por Katara uma dominadora de água (mestre da água) e seu irmão Sokka, juntam-se numa viagem para acabar com a Guerra. Neste filme eles já mostram, digamos que, o estilo verdadeiro de um Avatar, na pele do garoto Aang. Um ser divino e imortal, com poderes extraordinários, reencarnado em um menino que manipula os quatro elementos.






Além da ficção, a melhor definição vem de um antigo escritor indiano, de nome Vedas:



"Avatara, ou a encarnação da Divindade, descende do reinado divino pela criação e manutenção da manifestação em um corpo material. E essa forma singular da Personalidade da Divindade que então se apresenta é chamada de encarnação ou Avatara. Tais Personalidades estão situadas no mundo espiritual, o reinado divino. Quando Eles transcendem para a criação material, Eles assumem então o nome Avatara." - Chantajar-caritativa 2.20.263 - 264.



A primeira concepção de Avatar vem primariamente dos textos Hindus, que citam Krishna como o oitavo avatar - ou encarnação - de Vishnu, a quem muitos Hindus adoravam como um Deus.



Assim disse Krishna, certa vez:

jatasya hi dhruvo mrtyur

dhruvam janma mrtasya ca

tasmad apariharye 'rthe

na tvam socitum arhasiÇ

(Tradução) - Inevitável é a morte para os que nascem; todo o morrer é um nascer – pelo que, não deves entristecer-te por causa do inevitável.

É realmente fascinante a religião Hindu, que sim, tem semelhanças com qualquer outro tipo de religião existente, mas como é contada e como é acreditada, é de uma fé excepcional que foge de qualquer conceito antes visto.

Segundo o hinduísmo, Vishnu vem ao mundo de diversas formas, chamadas avatares, que podem ser humanas, animais ou uma combinação dos dois. Todos esses avatares aparecem ao mundo, quando um grande mal ameaça a Terra; no total, existem dez avatares de Vishnu, dos quais nove já se manifestaram no nosso mundo - sendo Rama e Críxena (Krishna) os mais conhecidos - e outro ainda está por vir. São eles:


Matsya, o Peixe;

Kurma, a Tartaruga;

Varaha, o Javali;

Narasimha, o Homem-Leão;

Vamana, o Anão;

Parashurama, o Homem com o machado;

Rama, o arqueiro;

Críxena (Krishna);

Buda, o Iluminado (Sidarta Gautama)

Kalki, o espadachim montado a cavalo que ainda está por vir.


Agora nos resta uma dúvida: Quando Kalki apareceria como Vishnu? A semelhança pode ser dar em relação a Profecia Maia, ou a Bíblia em Apocalipse, ou a Força da Natureza se revoltando contra a humanidade.

Em minha opnião, Vishnu vem pela última vez para manter o controle do Universo e estabelecer o padrão de que, o homem não manda na terra que vive, mas sim a terra manda nele.

Vishnu, O Preservador. Deus responsável pela manutenção do Universo


2 comentários:

  1. Tenho o maior orgulho de vc...vc sabe q amo a forma q vc escreveee...isso eh realmente para poucos.! Eu te amooO muitooO tiooO pentelhoO sz'

    ResponderExcluir