quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Texto 14: Entender




















Eu queria entender o raciocínio de algumas pessoas que no dito cujo da palavra, foram chamadas de gênios. Queria entender como algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do universo. Queria entender como se cria um genoma, como se entende rabiscos de uma máquina médica, como se faz a união de luzes LEDs para dar brilho a uma televisão. Queria entender o poder da natureza. Entender como alguém que pode ter tudo, ao mesmo tempo não tem nada. Entender as estrelas. Poder tocá-las. Entender como podemos burlar a gravidade sem precisar de tecnologias. Entender porque que quando bocejamos, a pessoa mais próxima de nós faz a mesma coisa.


Entender a saudade que bate forte, que parece arrancar-lhe as tripas a cada eterno segundo. Mais que tudo isso, eu queria entender o tempo. Essa coisa que nos envelhece, que nos distancia, que nos move mesmo estando parados.

São tantas coisas que se pararmos pra pensar, podemos até ficar loucos (mais do que somos, é claro!). O entendimento está na vida. Só vivendo mesmo pra saber. Nunca saberemos de tudo, mas podemos nos informar e ir atrás, porque exatamente nada bate á nossa porta.




Eu entendi que sonhos só se tornam realidade a partir do momento que você começa a moldá-los. Então, tudo é questão de perserverança. Não alcançaremos tudo que quisermos, mas pelo menos iremos ter tentado.
 
Mais me vale uma lágrima de derrota após uma batalha perdida e muito suor gasto, do que não ter participado da luta.
 
Entendimento é tudo, mas como eu disse no começo, somente conseguiremos se moldar, isso serve para nossos sonhos e para tudo que quisermos obter ou conhecer. Até mesmo antes de você julgar uma pessoa, você precisa entendê-la e conhecê-la.
 
Ninguém pede para que o siga por opnião da pessoa e contra a sua vontade (quem pede, não merece ser ouvido), mas sim o entenda por suas razões e opniões próprias.
Só vivendo mesmo para entendermos melhor as coisas e as pessoas ao nosso redor, porque como disse Clarice Lispector: Viver ultrapassa todo o entendimento.

3 comentários:

  1. Também queria entender a origem de tudo que há nessa vida (sem teoria de darwin, ou adão e eva), simplesmente entender o que somos realmente!!!!! Mas o que voce disse é verdade, devemos persistir nos que queremos pra que nosssos sonhos tornem-se reais!

    ResponderExcluir
  2. Pena que Deus fez coisas para não serem entendidas... acho que é até melhor assim, senão pirariamos... Já disse Raul Seixas: "Quero a certeza dos loucos que brilham. Pois se o louco persistir na sua loucura, acabará sábio." ;D

    ResponderExcluir